Festa do Figo

A tradicional Festa do Figo e consequentemente o cultivo do Figo são fonte de renda para muitos moradores de Nova Petrópolis. As Comunidades de Linha Brasil e Linha Araripe destacam-se neste cultivo. De forma alternada, as Comunidades de Linha Brasil e Linha Araripe realizam anualmente a Festa do Figo, sendo que em 2012, a festa acontecerá na localidade de Linha Brasil em sua 39ª edição. Durante a festa há o julgamento e premiação dos figos e outros produtos agrícolas produzidos na região, além de exposição de máquinas e implementos agrícolas.
O cultivo do figo é uma boa opção de agregar renda às pequenas propriedades rurais do Município e, em virtude disso, a área de cultivo está aumentando, não esquecendo que o poder público subsidia 40% das mudas compradas pelos produtores.
Em torno de 90% da produção de figo do Município é comercializada através da Cooperativa Piá para a industrialização. O restante da produção é comercializada na Ceasa, consumida in natura e pela indústria caseira de doces. O figo também é muito comercializado in natura em tendas localizadas à beira da RS235, principalmente nas localidades de Linha Brasil e Linha Araripe, além da Feira de Produtos Agrícolas no centro da cidade.

(54) 3281.1222



turismo@novapetropolis.rs.gov.br





Localização:

Linha Brasil e Linha Araripe