Jornal de Nova Petrópolis

Centelha da Chama Crioula chega a Nova Petrópolis

Dezenas de cavalarianos chegaram ao Jardim da Serra Gaúcha neste domingo, 24 de agosto, após nove dias de cavalgada, de Cruz Alta a Nova Petrópolis. A centelha da Chama Crioula ficará sob a guarda do Piquete de Laçadores Coxilha da Serra até o dia 13 de setembro, quando inicia oficialmente a Semana Farroupilha. A solenidade para recepção da Chama Crioula ocorreu na Rua Coberta, na presença de autoridades municipais, cavalarianos e público.
Durante a cerimônia, o vice-prefeito Gregor Hermann; o representante da comissão dos Festejos Farroupilhas de Nova Petrópolis, Fábio Guaragni; e, o representante cultural da 27ª Região Tradicionalista, Ênio Silveira falaram sobre a importância da Chama Crioula aos gaúchos. O Grupo Estribo de Prata se apresentou, dando o tom ao momento.
A distribuição da chama ocorreu no Parque de Exposições de Cruz Alta. Um desfile de carros temáticos contou a história do povo missioneiro. Mais de mil cavalarianos participaram da solenidade. O prefeito de Nova Petrópolis, Regis Luiz Hahn foi o único prefeito devidamente pilchado e montado no lombo de um cavalo a receber uma centelha da Chama Crioula, em Cruz Alta.
A cerimônia deste domingo contou com a presença do vice-prefeito municipal, Gregor Hermann e esposa Paula do Amaral; secretário de Administração, Bruno Seger; secretário da Fazenda, Claus Nelson Altevogt; secretária de Planejamento, Coordenação, Trânsito e Habitação, Tatjana Kaiser; secretária de Educação, Cultura e Desporto, Cíntia Rafaela Hansen Reisdoerfer; secretária adjunta de Educação, Cultura e Desporto, Yedda Leão Michaelsen; e demais autoridades.
   
Fonte: Site Prefeitura Municipal de Nova Petrópolis

Chama da Pátria chega a Nova Petrópolis

 A centelha da Chama da Pátria chegou a Nova Petrópolis na manhã de sábado, dia 23 de agosto. O Fogo Simbólico foi aceso em um ato solene realizado no Parque Aldeia do Imigrante, na presença do Coronel Álvaro Raul Cruz Ferreira, representando a Liga da Defesa Nacional do Estado do Rio Grande do Sul, da secretária de Educação, Cultura e Desporto de Nova Petrópolis, Cíntia Rafaela Hansen Reisdoerfer, além do presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Charles Paetzinger e demais autoridades municipais. Também participaram do ato os estudantes da Escola Municipal Luiz Loeser, que foram os responsáveis por conduzir a chama até a Brigada Militar.
Este ano, a corrida do Fogo Simbólico da Chama da Pátria possui um tema a nível nacional, que é “Amazônia e o mundo”, chamando a atenção para a importância de preservar a biodiversidade existente na Amazônia. Além do tema nacional, também há o tema a nível regional “Meu jeito de ser brasileiro”, que destaca a consciência que cada cidadão deve ter sobre seu papel na sociedade. O cantor e compositor gaúcho Lupicínio Rodrigues foi escolhido para ser o homenageado na corrida do Fogo Simbólico de 2014.
O Coronel Álvaro Raul Cruz Ferreira, que realizou o acendimento do Fogo Simbólico junto com a secretária Cíntia Reisdoerfer, destacou o sentido de receber a Chama Cívica. “Receber o Fogo Simbólico é uma honra. Este é um momento que seve de reflexão, no qual devemos pensar em nossos direitos e deveres como cidadãos”, disse o Coronel Ferreira, que também parabenizou os estudantes da Escola Luiz Loeser pela vaga conquistada no JERGS.
Para a secretária municipal de Educação, Cultura e Desporto, Cíntia Hansen Reisdoerfer, receber a centenha da Chamada Pátria é motivo de orgulho. “Esse é o nosso jeito de dizer o quanto amamos nossa terra. Nós lutamos contra as dificuldades com garra e de cabeça erguida, sempre cultivando nossos valores individuais e acreditando nos princípios alheios”, disse a secretária Cíntia.
Após a solenidade de acendimento, o Fogo Simbólico foi levado pelos estudantes da Escola Municipal Luiz Loeser até a Brigada Militar. A Chama Cívica será transferida para Praça das Flores no dia 1º de setembro, ato que dará início às comemorações da Semana da Pátria.

Fonte: Site Prefeitura de Nova Petrópolis

Falta de acordo atrasa nova linha de energia entre Nova Petrópolis e Gramado

Quatro proprietários de terras atingidas movem ações por causa do valor da indenização oferecida pela RGE
 
Nova linha deverá conduzir energia na região de divisa entre Nova Petrópolis e Gramado | Créditos: Francis Jonas Limberger
Nova Petrópolis - A falta de acordo sobre o valor de indenizações está atrasando a construção de uma nova linha de energia elétrica entre Nova Petrópolis e Gramado. O projeto, com extensão de 16,9 quilômetros, começou a ser projetado Rio Grande Energia (RGE) em 2011 e tem previsão de ser concluído em 2014. No entanto, as obras estão interrompidas enquanto a Justiça decide a questão. 

Conforme a RGE, o traçado da nova linha foi escolhido conforme normas técnicas da ABNT e critérios ambientais. Na maior parte, ele é paralelo a uma linha já existente, da CEEE. A finalidade é alimentar subestações nos municípios da Canela e Gramado. 
A RGE tem anuência das prefeituras de Gramado e Nova Petrópolis e licença da Fepam para tocar a obra. Além disso, conta com um decreto de utilidade pública da Aneel, autorizando faixa de servidão para a área envolvida, que compreende 104 propriedades particulares, cujos donos teriam que ser indenizados.

Porém, dos 104 proprietários, quatro não fecharam acordo de liberação fundiária, levando a RGE a depositar o valor ofertado em juízo e a ingressar com processos na Comarca de Gramado. Segundo a empresa, o valor da indenização é definido a partir de uma avaliação técnica convencional, que considera uma série de fatores, como as características do imóvel e da região. 

A RGE considera o projeto indispensável para a região, por isso mantém o projeto. "A demora nas obras de transmissão energia prejudica em muito o desenvolvimento regional e expõe o fornecimento de energia ao nível de risco de desabastecimento, com prejuízos e sociais a toda a região", declarou a RGE por meio de sua assessoria de imprensa. 

Fonte: Site Jornal O Diário


(54) 3033-0111



jnp@royalnet.com.br





Localização:

Rua José Neumann F° 340 - Logradouro